domingo, 17 de maio de 2015

CELPIP: Uma alternativa ao IELTS

Olá, Pessoal.

Hoje gostaria de apresentar a vocês um exame chamado CELPIP (Canadian Exam Language Proficiency Index Program), uma alternativa ao IELTS (International English Language Testing System).

O CELPIP não é um teste tão conhecido quanto o IELTS. Longe disso. A razão para não ser tão conhecido quanto seu parceiro, é que esse teste é Canadense, e serve única e exclusivamente para imigração e entrada em algumas instituições de ensino superior canadenses, diferente do IELTS que serve para imigração e também para entrada em instituições de ensino de diversos países. 

Outra grande diferença para o IELTS, é que o CELPIP é aplicado somente no Canadá e, é feito todo através de um computador, ou seja, não tem interação humana no exame.

O CELPIP é a única alternativa ao IELTS que é aceito pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada).

Existem 3 variações do CELPIP. São eles:

  1. CELPIP General
  2. CELPIP General LS (Listening e Speaking)
  3. CELPIP Academic
Vou explicar como funciona o General, que é a versão usada para imigração.

CELPIP General Test
Nessa versão, são abordadas situações diversas que comprovem a proficiência do candidato em todas as habilidades, ou seja, Listening, Reading, Writing e Speaking.

O inglês usado no CELPIP é mais uma variação do inglês falado no Canadá, uma vez que o candidato que presta esse exame, tem a intenção de viver no país. Isso difere de outros exames que abordam variações do inglês de outros países também.

O Speaking é feito diretamente em um computador. Isso permite que não haja interferência de um entrevistador, permitindo que o candidato não sofra influência de sotaque ou alguma interferência que pode ser causada pela interação humana. Isso nos lembra do TOEFL, que salvo engano, também é feito através de um computador.

Pelo fato de ser feito em um computador, o uso de teclado e mouse elimina o uso de lápis/caneta e papel, o que na minha opinião, facilita bastante, principalmente no Writing. Eu particularmente odeio escrever. E depois do início do uso de computadores, caligrafia é uma coisa que eu evito ao máximo! Pra ser sincero, se eu prescrever uma receita médica, ao menos a letra engana! HAHAHA..

A grande vantagem (na minha opinião) é o uso de um headset para realização do Listening. Isso evita que barulhos externos possam prejudicar o candidato. Quem já fez o IELTS (eu já), sabe que isso é uma coisa super importante, pois a concentração nesse momento é fundamental e qualquer barulho externo pode prejudicar bastante. Tem relatos de pessoas que fizeram o IELTS e em alguns casos foram tremendamente prejudicadas pela qualidade do som ou por barulhos externos.

O exame tem duração de 180min, ou seja, é feito tudo em um período de 3 horas, portanto não existe a possibilidade de ser divido em mais de um dia, como no caso do IELTS.

O score vai de Minimum (1,2 e 3) a 12. Vale ressaltar que o IELTS vai de 0 a 9. Caso queira entender melhor a pontuação do IELTS, clique aqui.
Para não estender muito o post pessoal, aqueles que quiserem conhecer a pontuação completa e formato do CELPIP General, clique aqui.

O valor da prova varia de província para província. Mas basicamente está entre C$265,00 a C$300,00 mais as taxas. Essa informação pode ser consultada no site oficial, que estará referenciado ao fim desse post.

Para finalizar, minha opinião.
Eu não realizei o CELPIP, logo não posso falar nada sobre a experiência de realizar o exame, mas estou pensando seriamente em prestá-lo. Não tem como dizer que um seja mais fácil que o outro, uma vez que são testes bem distintos.

Para mim, que já fiz o IELTS há 3 anos atrás, e conheço a estrutura da prova, penso que conseguiria um melhor resultado no CELPIP, devido o formato da prova!

Para aqueles que já estão no Canadá, ou irão em breve, vale pensar sobre a possibilidade de realizá-lo.

É isso pessoal. Apesar de não ter muitas informações e materiais disponíveis sobre o CELPIP na internet, espero ter fornecido um Norte para quem por ventura esteja analisando uma alternativa ao IELTS.

Lembrando que temos um grupo no facebook onde trocamos informações, materiais e experiências sobre o IELTS! Clique aqui para conferir!

Um abraço e sucesso a todos!

Fonte:
https://www.celpiptest.ca/

13 comentários:

  1. Este exame Celpip pode ser feito ainda estando no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique. Como eu disse no post, ele só é aplicado no Canadá mesmo. Tem essa limitação!

      Excluir
  2. Eu fiz o Celpip e passei. Precisava tirar 4 e tirei 8. Foi para Cidadania, mas também conheço muitos que não passaram. Não eh fácil, tem que estudar e tem ate cursinho como no IELTS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que alguém conseguiu.. rs.. Eu irei finalizar meu curso na Vancouver Institute, pois eles são especializados em IELTS, entretanto, se não for possível utilizar-se de Headset para a prova - o que acho maldade hehe -, talvez o CELPIP seja mesmo uma alternativa (apesar do custo da prova ser maior do que o do IELTS).

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Onde você viu que o CELPIP é uma avaliação à distância? Apenas encontro locais canadenses para sua aplicação. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre Luis de Andrade, Você leu o post na íntegra?! Em momento algum eu disse que ele é feito a distância. Muito pelo contrário. Fui enfático ao dizer que ele só é aplicado no Canadá e por instituições regulamentadas. Um abraço.

      Excluir
  5. Eu fiz o Celpip e tambem passei. Achei minha nota horrivel, achava que tinha tirado bem mais. Mas como somos imigrantes e nossa lingua não eh a inglesa, tudo pode acontecer. Meu resultado foi aceito em vez do IELTS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilia. Obrigado por compartilhar sua experiência aqui. Bom saber que tem gente que já usou o CELPIP! Se puder, compartilhe conosco o que achou do teste...um abraço!

      Excluir
  6. Muito bom seu post! Já tinha visto o site da CELPIP, estava querendo justamente saber se eles aplicavam fora do Canadá, que não é o caso, como estou no Brasil e vou fazer a aplicação para residente permanente mas estando por aqui, não vai dar.

    Valeu pelas informações!

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriel... Meu nome é Karina, moro no Brasil e estou pensando em ir morar no Canadá (sei que não é tão fácil). No formulário de ilegibilidade teve uma pergunta se eu tinha algum certificado IELTS ou CELPIP. Então quer dizer que se eu quiser ir mesmo tenho que fazer o IELTS? não é possivel fazer o CELPIP? então, porque o sistema deu essa opção? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, tudo bem? então, muitas pessoas pedem visto de estudo (estudo da língua, não acadêmico) e enquanto estão no Canadá fazem a prova por lá mesmo, por isto esta opção. A prova não é exigida em muitos casos, contudo, o tempo de permanência é limitado e geralmente determinado pela quantidade de dinheiro que você tem para sobreviver por lá sem trabalhar.
      E você está correta, a única prova aceita pela imigração que é possível fazer fora do país é o IELTS, ainda tem mais, os pedidos de extensão de visto ou imigração não podem ser solicitados de dentro do Canadá, é preciso que a documentação venha de fora do país.
      Na internet é possível baixar todos os livro e áudios do IELTS, no youtube existem muitos professores canadenses que postam aulas gratuitas com a mesma qualidade das pagas por lá.
      Última informação, a prova do IELTS é aplicada mensalmente nas principais capitais do Brasil, em São Paulo só existe disponibilidade para daqui três meses e o valor é R$500,00!
      Boa sorte para nós que estamos tentando sair do barco que está naufragando. rs

      Excluir
    2. Olá, Karina. Obrigado pelo comentário. O IELTS e o CELPIP são os dois testes aceitos para fins imigratórios. O IELTS pode ser feito praticamente em qualquer país, ao contrário do CELPIIP que é feito somente no Canadá. Muitos vão como turista e aproveitam para fazer o CELPIP por lá. O sistema dá a opção, pq entende que qualquer um pode realizar qualquer uma das provas.

      Um adendo ao que o Lucas disse...Ele está quase que totalmente correto. Unica correção que eu preciso fazer a ele é que pode sim ser solicitado a extensão do visto ou até mesmo imigração estando dentro do Canadá. O que acontece é que a documentação terá de ser processada como se você ainda estivesse no Brasil. Ou seja, a documentação terá de ser encaminhada através do Brasil. Espero ter lhe ajudado, Karina.

      Um abraço e sucesso pra ti!

      Excluir