segunda-feira, 9 de março de 2015

Mãe solteira no Canadá - Pode isso, Arnaldo?


Oi minha gente querida e amada! Tudo bem desse lado daí?

SIM! Vamos falar sobre um assunto pouco abordado, mas necessário: Mães solteiras com filho(s) pequeno(s) podem imigrar? YES, WE CAN DO IT!

Pra quem ainda não sabe, eu sou mãe de uma pequena cidadã gaúcha de 03 anos. E quando decidi imigrar e pesquisar as coisas sobre ir sozinha com ela me decepcionei muito, porque encontrei mil depoimentos e blogs de casais, ou pessoas, cujo um dos dois ia e o outro ficava com os pimpolhos e depois se encontravam, ou os dois iam e um estudava e o outro trabalhava e as crianças ficavam na escola... Mas nunca encontrei nenhuma mulher falando sobre como tinha sido ir SOZINHA com uma kid ou mais kids pras terras canadenses.

Baseada nisso, minha participação nesse blog iria, talvez, fazer diferença na vida de muitas mães que querem um futuro melhor para seu(s) filho(s). e que acabaram de iniciar suas pesquisas.

Então, como diria a bruxa do Pica Pau "E lá vamos nós!" em uma boa conversa de mãe pra mãe, falar sobre alguns pontos que são a dúvida da maioria de nós e que não são achadas com facilidade por aí, afinal, não são muitas referências de mães solteiras em processo de  fuga  imigração, né!?

AVISO: Esse post é mais focado pras gurias e suas crias. Mas não to dizendo que não existam pais solteiros querendo imigrar. (É raro, mas sei que vocês existem e estão na batalha também, guris. Tamo junto!) Só tô dizendo que é bem mais frequente mulheres questionarem sobre imigrar com os filhotes sem um cônjuge. Então, guys, quando eu escrever "MÃE" ou "MULHER" ou qualquer outra palavra no gênero feminino, vocês estão inclusos neste singelo pacote, alright? Não se sintam abandonados, tia Grazi tá aqui!
Ah, e vocês, casais com filhos, meu post também poderá ajudar vocês, tá?

Depois de juntar todas as questões que nos levam a querer ir para o Canadá e decidir que é hora de desbravar terras gélidas, vem aquele balde de dúvidas:

"Como eu vou imigrar?" "Quanto precisa de dinheiro?" "Qual o melhor processo?" "Província anglofônica ou francófona?" Etc, etc, etc....


Mas ainda temos uma dúvida que faz nosso balde virar um container, daqueles de transporte em navios: 

Mas eu vou sozinha com uma criança ? Ou a deixo aqui no Brasil e depois volto para buscá-la? Se eu a levar, onde ela ficará enquanto eu estudo/trabalho? Ela terá direito a escola? Quais os direitos dela?E quais são os meu deveres tendo uma criança sob minha responsabilidade? Etc, etc, etc...

Ok. Vamos ao que interessa!

Primeiro de tudo: A forma de imigrar!

Pesquisar sobre os processos é fundamental para escolher qual a melhor opção pra tua família!
Leiam, entrem em grupos de ajuda no Facebook, assistam aos Hangouts e palestras, agendem uma conversa no consulado ou com consultores de imigração e tirem todas as dúvidas. Isso será o divisor de águas para o teu planejamento para o Canadá!

A forma que eu escolhi pra imigrar, levando em consideração alguns fatores, como as atuais circunstâncias oferecidas pelo governo de lá e minha formação acadêmica, é a de ir estudar em um College. Maiores informações e explicações nesse outro post aqui.

Dica da Grazi: Se puder estude por um período de 2 anos ou mais. Quanto mais tempo tiveres depois do curso (vocês entenderão melhor lendo o post do link acima) pra procurar uma oportunidade de trabalho, será muuuito melhor! Além de que, para fins imigratórios, o governo exige que se tenha NO MÍNIMO 12 MESES de experiência de trabalho canadense após ter cursado o college, numa posição qualificada NOC 0, A ou B!
Não é difícil,  mas também não é tãão fácil pra encontrar um emprego. Pense a respeito se fores escolher essa forma de imigrar, ok?


Com quem as crianças ficam?

Lá no CA as crianças não podem, sob hipótese alguma, ficar desacompanhadas de um responsável maior de idade em casa. Então ou as crianças ficam em casa com um dos pais (mães solteira, a nossa opção é a próxima!) ou as pequenas vão pra Daycare e as maiores pra escola.

Começaremos pela definição filhos menores e dependentes, afinal, de contas dentro das leis do Canadá eles tem de ser menores quando entrarem no país para aplicarem em conjunto conosco.
Bom, cabe a cada uma das províncias e aos territórios do Canadá determinar a idade de maioridade. Então, todos que tenham idade inferior à da maioridade são considerados “menores de idade.”
A idade de maioridade varia conforme abaixo:
  • A idade de maioridade é 18 anos em: Alberta, Manitoba, Ontário, Prince Edward Island , Québec, Saskatchewan
  • A idade de maioridade é 19 anos em: British Columbia, New Brunswick, Newfoundland, Nova Scotia, Territórios do Noroeste, Nunavut, Yukon 
Até 05 anos: A criança frequentará daycare ou garderie (creche), a pré-escola ou Jardim de Infância, não sendo necessária a Permissão de Estudos Aberta.

De 06 à 18 anos: O acesso a escola no Canadá é compulsório, ou seja, obrigatório. Em algumas Províncias como British Columbia, ou Columbia Britânica essa faixa abrange as crianças a partir dos 05 anos.
Para acessar a escola ( Divididas em escola primária, o famoso fundamental, e escola secundária, famoso ensino médio), os filhos de imigrantes, seja qual for seu tipo de processo ou tempo de permanencia no país, precisam de uma Permissão de Estudos Aberta, que logicamente estará vinculada ao Processo dos pais. Essa permissão tem validade de um ano para os alunos da escola primária (de 1ª a 8ª série)  e podem ser renovadas no Canadá mesmo. Já as permissões de estudos para a escola secundária (9ª. a 12ª. série), geralmente são concedidas para a totalidade do período de estudos que é pretendido no Canadá, se estes forem acima de 90 dias, e não ultrapassando o período máximo de 4 anos.

De 18 a 22: Para acessar a universidade e faculdade é exigida uma permissão de estudo. A solicitação de permissão de estudo para o(a) filho(a) deve ser feita em formulário separado da solicitação do(s) pai(s), afinal ele já não é mais um dependente e o processo será completamente diferente. Será como um adulto solicitando permissão para estudar em um College do Canadá. O tempo da permissão geralmente é como no caso de escola secundária, para a totalidade do período de estudos que é pretendido no Canadá, se estes forem acima de 90 dias, e não ultrapassando o período máximo de 4 anos.
"Ué, a Grazi tá louca?" Não! Pra mãe, filho não tem tamanho nem idade heheheh. Mas eles podem ir junto, só que com um processo individual, deles... Ai! Nossos bebês crescem tãão rápido.. Snif!
Fonte: Site do Governo Canadense


Daycares (ou Garderies)

Existem daycares de vários formatos e preços diferentes: As públicas que são gratuitas, fornecidas pelo governo e extremamente concorridas com uma lista de espera  gigante e as particulares, paga por nós.
Os preços variam. Podem ser  pagas  diária, semanais ou mensalmente: Estima-se que custem mesalmente cerca de C$ 800,00 a C$ 1.200,00 as em estilo full time e entre C$ 300,00 a C$ 600, 00 part time (E há províncias em que há falta de daycares. Isso é sério! Por isso, nada de descabelar esses lindos penteados por daycare sem vaga! Pesquisem e perguntem muito antes de partirem, tá minha gente bonita?).

Os horários variam. Podem ser de seg a sex, seg a sab, somente alguns dias da semana, full time (das 07 as 18h) ou part time (a combinar com a diretora da sua DC).  Geralmente funcionam o ano inteiro tendo pausas no final do ano para as comemorações do Natal e Ano Novo  e em alguns feriados. Eu explico melhor logo abaixo.

No Canadá, sendo um pouquinho diferente estilo de creches ou escolas de educação infantil do Brasil, as crianças fazem mais atividades lúdicas, brincam mais e fazem muitas atividades motoras, e muitas brincadeiras. A preocupação dos educadores nessa faixa etária é com a educação social, onde as crianças aprendem através de brincadeiras e de forma lúdica a viver em comunidade e compartilhar. Atividades como reconhecimento de letras e alfabetização ficam ao cargo da escola primária, onde de fato haverá suporte pedagógico e educacional para tal empreitada na vida escolar dessas crianças. Então, não espere que seja como é no Brasil. As kids não vão sair lendo e reconhecendo letras e números aos 04 anos, a não ser que tu as incentives em casa...
Ah e não se preocupem! Nessa faixa etária eles levam de 2 a 3 meses pra estarem se comunicando e falando e suuper adaptados ao idioma. Fiquem tranquilas! Seus filhotes são mais flexíveis e mais adaptáveis do que vocês podem imaginar...


Ensino Fundamental         ou
Elementary School

Cursado entre os 06 e 14 anos das crianças (em algumas províncias como BC, as kids iniciam aos 05), o ano letivo no Canadá vai de setembro a junho, pois as férias de verão são nos meses de julho e agosto. Há também um Winter break (recesso de inverno) de duas ou três semanas em dezembro, popularmente chamado de Christmas break (recesso de Natal), e um Spring break (recesso de primavera) de uma semana em março. As crianças ficam na escola em período integral, do início da manhã até o meio da tarde, entre 08h e 15h30. Antes e depois desse horário a maioria das escolas oferece um serviço de apoio aos pais onde as crianças permanecem na escola, com supervisão de um educador, mas sem fazer atividades escolares. Elas brincam, leem, etc. Esse serviço é pago pelos responsáveis e custa cerca de C$ 15,00/dia ou C$ 360,00/mês em média e atende os alunos a partir das 07h até o início das aulas, durante o período de almoço e do final do horário das aulas até as 18h/18h30.
Até a quarta série, geralmente, eles têm um único professor que os ensinará todas as matérias. Exceto para música, ed. física e outras.  Esse sistema de ensino é tão rico que cabe um outro post só aqui heheheh. Quer ver como temos assunto pra outro papo?
A avaliação das escolas do Canadá em comparação com as do Brasil é mais tranquila, uma vez que as provas, deveres de casa e testes são encarados de forma mais light.  Provas e testes são eventuais e aleatórios.  Dever de casa praticamente não existe. Não da forma que estamos habituados. Isso porque a criança já passa muitas horas dentro da escola submersa em conteúdos e informações, e sobrecarregar não é saudável para o aprendizado.
Alô escolas do meu Braseeeu! Prestenção nissaqui, minha gente!


As escolas podem ser de vários formatos: públicas, religiosas ou particulares. Existem escolas particulares só para meninas, só para meninos, escolas mistas, Montessori, Waldorf, etc. Mas são caras, acredite! Em média custam cerca de  C$ 1.400,00/mês!. Nas escolas religiosas (sendo a maioria católica, mas existem judaicas), chamadas de Catholic Schools o uso de uniforme é obrigatório e tem custo, algo entre C$300 e C$500 por ano, apesar de também serem públicas. Nelas o ensino religioso é obrigatório: As kids tem práticas religiosas como orações ao longo do dia, participar de missas na igreja da comunidade e retiros religiosos em certas épocas do ano.

Ensino Médio ou High School

O ano letivo e período de férias dessas instituições é exatamente como o das escolas primárias. Podem ser públicas ou particulares e novamente religiosas ou bilingues e assim por diante. 

Ao contrário das escolas brasileiras, que possuem uma grade curricular fixa e obrigatória para todos os alunos, as High Schools no Canadá oferecem um currículo super flexível, onde cada estudante pode escolher, conforme seu interesse, algumas das matérias que deseja estudar, (Por exemplo á
lgebra, ciências políticas, geometria ou cálculo e por aí vai), outras dependendo do ano, são ainda obrigatórias. Parece meio fora de sentido o próprio aluno escolher matérias para estudar, mas isso dá autonomia ao aluno e segurança para que ele próprio decida qual ou quais as áreas que lhe interessam estudar e firmar profissão no futuro. Além disso, com uma grade flexível os alunos tem a oportunidade de estudar matérias diferentes, como fotografia, marcenaria ou culinária. Sim, vocês leram bem! Este tipo de matéria é muito comum nas High Schools. Muitos estudantes, por várias razões,  acabam não ingressando em colleges ou universidades depois do término do ensino médio e entram no mercado de trabalho com um conhecimento técnico de uma destas ou várias outras áreas, podendo se qualificar para vários tipos de profissão.  Bacana, não?

Bom gente, acho que pra um geralzão de como funciona pra imigrar com filhos de todas as idades e tamanhos, com quem eles ficam e média de preço de escola, daycares e tudo mais ta bom né?  heheheh


Não quero ser muito extensa e deixar um post muito grande!


Então, gurias, NÓS PODEMOS! Desacreditem em quem diz que não! Vocês cuidam de seus filhos muito bem sozinhas aqui, lá vocês darão seguimento nisso! Sei que aqui falamos nossa língua e lá falaremos uma totalmente desconhecida, como é o inglês ou francês pra muitas pessoas! Mas não desanimem, vocês farão amizades logo e seus filhos na escola também. Vocês nunca estarão totalmente sós! Só se quiserem!

Se vocês gostaram, comentem aqui ou lá nas redes sociais, troquem informações comigo e me digam sobre o que mais vocês gostariam de ler aqui nesse nosso papo de mãe, ok? Prometo me esforçar pra ajudar a todas vocês e me apronfundar em outros posts sobre os assuntos de escola.

Fiquem bem e força! Estamos juntas nessa!

Super beijo  

34 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Eu também sou mãe solteira e pretendo imigrar pro Quebec.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post. Eu também sou mãe solteira e pretendo imigrar pro Quebec.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Fico muito grata pelo carinho!
      Espero que logo logo tu possas ir com teu ou tua filhote pra Quebéc.
      Boa sorte e conte conosco para o que precisar!
      Super beijo

      Excluir
  3. Boa noite Graziella
    estou com planos de imigrar para o canadacom meu filho de 5 anos .
    Gostaria que vc de saber quais documentos vc precisou para sua filha?
    Obs; documentos assinados pelo pai, vc precisou da guarda? Sao aceitos outros documentos caso eu nao tenha a guarda?
    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Graaaaaaazi, menina, muuuito obrigado pelo Post!
    Era tuuuudo o que eu precisava! Sou mãe, divorciada e pretende imigrar, mas sempre batia aquele desanimo em relação ao filhote. Não pretendo ir agora, de inicio estou me programando para um Intercambio sozinha para aprimorar o Inglês e ver se é realmente isso o que quero (Tenho um amor platônico pelo Canada, mesmo sem nunca tê-lo visitado rs). Depois pretendo ir já para imigrar... mas uma dúvida, se você puder me ajudar, será Mara!
    É melhor já imigrar com a criança ou ir e depois de alguns meses trazer a criança? O que você acha?
    Tenho todo apoio do pai dele, ele ficará com o baby para que eu possa fazer o intercambio e se precisar, nos primeiros meses de imigração!
    Obrigaaado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna, Tomei a liberdade de responder seu comentário, pois a Grazi não pôde responder, ela anda bem ocupada! Sobre a sua dúvida, a resposta é meio complicada, pois depende da sua situação, financeira, emocional, tem também a questão de adaptabilidade tanto seu quanto do baby. Se você tiver tempo livre quando chegar ao Canadá, para resolver todas as questões necessárias, e isso inclui colocar o baby na escolinha, acho que não terá muitos problemas em levá-lo desde o início! Até porque, sua rotina terá de ser baseada na de uma mãe que precisa levar o baby pra escola e buscá-lo depois! Bom, espero ter ajudado um pouco! Um abraço e muito obrigado pelo feedback ao nosso blog! Sucesso pra vocês, Bruna!

      Excluir
  5. Adoro ler com a riquesa de detalhes que vc escreve muito satisfeita com suas informações e com seu jeito impar e singular de desciminar seu conhecimento.... obgduuu

    ResponderExcluir
  6. My family and me want to immigrate to Canada. I need to find a job in Canada before we move there so that I can make it. What is the best way to start the process of looking for work?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr Puno.. First you need to make sure that the companies you are applying to all have a positive labour market impact assessement (LMIA). Only companies with LMIAs can hire international workers. It takes some time to find LMIA companies but it is possible to find job postings from companies that have an LMIA. Just do some searches on sites such as workopolis.com, jobclassifed.com, jobsaloon.com, and monster.com. You may also find the following article with tips useful: http://www.uniivaa.com/108-grab-that-job-in-canada-with-a-cool-head

      Excluir
  7. Grazi, muito obrigada pelo post!
    Eu já morei no Canada e minha baby é filha de canadense, mas não temos contato nenhum com ele, nem nome na certidão dela, ele tem.
    Nunca quis sair de Toronto, estava fazendo college e tive que largar pois estava grávida. Agora ela tem 2 anos e eu terminando a faculdade aqui e estou louca pra voltar. Realmente, a pesquisa é dificil, mas senti muito mais firmeza para tomar minha decisão agora!!! =)

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol. A Grazi já não escreve mais para a gente, mas sem dúvida informarei a ela que os posts dela continuam a ajudar muita gente! Fico feliz em saber que ajudamos a lhe motivar! Sucesso pra você e pra sua filhota! Um abraço!

      Excluir
  8. Olá, Graziii! Nossa, como é difícil encontrar informações sobre esse assunto! Depois de muitas pesquisas e muita leitura encontrei esse blog. Aliás, esse nome aqui (Isabela Marins) é da conta do Google da minha filha mais velha. Meu nome é Gisele. Sou casada e tenho duas lindas meninas de 13 e 5 anos respectivamente (terão essa idade no início de 2017).
    Eu quero muito imigrar, mas não é para agora. Meu marido é feliz aqui, acredita? Porém, consegui convencê-lo a passar 1 mês estudando em Toronto (janeiro de 2017).
    O fato é que embora seja relativamente fácil encontrar escolas de idiomas para nós (eu, marido e filha de 13 anos) é quase impossível encontrar uma creche para a pequena que terá 5 anos na época. Tenho lido que as melhores creches, além de serem um pouquinho caras possuem lista de espera. Isso tem me preocupado demasiadamente. Preciso encontrar uma creche para a minha pequena para apenas 1 mês na região de Toronto para o mês janeiro de 2017 apenas. Poderia me ajudar? Caso tenha algum contato poderia me passar?

    Obrigadaaaa pelas dicas.
    Acompanharei seu blog a partir de agora.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele. A Grazi já não escreve mais pra gente, mas com certeza informarei a ela que os posts dela continuam a ajudar os nossos leitores. Em relação ao seu caso, aqui em Toronto creches são bem caras e normalmente tem fila de espera, portanto meio inviável para o seu caso. O que eu sei é que existem alguns cursos e atividades para crianças que de repente possa ser interessante para o caso da sua filha mais nova. Eu sei que a partir dos 7 anos existe com certeza, mas podemos tentar achar algo que lhe ajude.

      Eu estou em Toronto e trabalhando como consultor para estudantes em uma grande agência. Se você me enviar um email, podemos conversar com maiores detalhes e tento lhe ajudar mais.

      email: adriel@fidelityeducational.com

      Um abraço e sucesso desde já!

      Excluir
  9. Pretendo ir para o Canadá com meu príncipe, ele tem 1 ano. Minha dúvida é: se eu for pra estudar posso levá-lo? Se eu fizer intercâmbio de 2 anos, preciso pagar já o tudo? Quero dizer, pagar pelos 2 anos pra escola me passar alguma declaração pro visto ser liberado?

    ResponderExcluir
  10. Indo para estudar meu filho já pode ir comigo? É fácil conseguir creche pública pra ele? Vi no post que são caras. Estudando eu posso trabalhar legalmente ou tenho que pedir visto de trabalho antes de ir.

    ResponderExcluir
  11. Adriel Gavazza Qual agencia voce trabalha? Entra em contato comigo. debysantin@gmai.com

    ResponderExcluir
  12. Grazi/Adriel,

    Boa tarde.
    Há alguma escola que seja direcionada para jovens brasileiros, pretendo ir daqui ha um ano e minha filha que está começando ingles agora terá 10 anos. Acredito que terá dificuldade com o idioma.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Ola Adriel,
    Estou morando em Vancouver e estou aguardando o spring term para iniciar o College...
    Estou com meu filhote de 8 anos e gostaria de postar alguns relatos sobre experiências que estou tendo por aqui...
    Caso tenha interesse, só me escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Adriana, tenho um sonho de começar uma nova vida com meu filho de 9 anos. Gostaria muito de trocar informações.

      Excluir
  14. Meu e-mail é leidiane.lima25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Meu nome é Analice,37 anos, tenho uma filha prestes a completar 6 anos em julho de 2017.
    A pergunta que faço aqui é, por onde começo?
    Não falo inglês e quero ir estudar e morar com a minha filha.
    Mais não sei o q fazer, alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Olá Grazi
    Gostei do seu post e queria pegar outras dicas.
    Se pudermos trocar uma idéia, agradeço.
    Meu email é jocilena.lorenzo@gmail.com
    Aguardo contato!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. meu nome é conhaque.
    Tenho um testemunho para compartilhar, eu sou do Texas. Eu quero compartilhar com você sobre como recebi um cartão de ATM em branco que alterou minha vida e eu consegui pagar todas as minhas dívidas dentro de 3 meses.
    Entrei em contato com MR Donald de fastlinkhackersweb.co@gmail.com quando estava procurando um emprego on-line e ele me contou sobre este CARD e ele também disse que o cartão pode retirar até US $ 15.000 por semana e isso poderia me ajudar a começar um vida melhor e ajude-me a pagar todas as minhas contas.
    ele me disse que o CARD era ilegal e tinha que ser inteligente em outro para usar o cartão. Eu decidi tentar e me disseram o procedimento a seguir e fiz o que me disseram para fazer e, dentro das 72 horas, recebi um pacote que continha um CARD e um guia do usuário. A partir desse dia eu comecei a usar o CARTÃO e foi uma benção para mim.
    Se você deseja entrar em contato com MR DONALD para obter um cartão, entre em contato com ele via
      fastlinkhackersweb.co@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, estou gravida de uma produção independente...na verdade nao tenho nem o nome completo do pai. Sera que é facil para mim emigrar para o canadá? Melhor nao falar que estou gravida???

    ResponderExcluir
  20. Olha bom dia gostei do seu post gostaria muito de trocar umas idéias meu email anaceciliafveloso@hotmail.com aguardo notícias beijos

    ResponderExcluir
  21. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderExcluir
  22. Oi Graziquero agradecer pelo seu post, mas gostaria de saber mais como foi no cotidiano essa imigração. A adaptação de sua filha também! Acabamos de passar um tempo no chile e o primeiro mês foi super difícil para minha pequena de 3 anos. Como você se organizou? Os desafios diários me interessam muito. Meu email é dricagq@yahoo.com. obrigada

    ResponderExcluir
  23. Grazi boa tarde! Teria um email atraves do qual podemos conversar? Queria muito Uma ajuda. Obrigada! Tatiana tatigou@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Estou aqui em 2019 neste post maravilhoso e esperançoso para mim,tenho uma pergunta, eu pretendo ir com visto de estudos também, como você fez para se manter e pagar o aluguel? Trabalhou por conta própria ou conseguiu um emprego? Muito obrigada pelo seu post

    ResponderExcluir
  25. boa tarde,
    gostaria de saber como esta sua situação em 2020. se você conseguiu ir com sua pequena para Quebec...

    ResponderExcluir
  26. Esse post era o que eu estava procurando, me tirou muuitas dúvidas. Parabéns pela ótima explicação. Muito obrigada querida!

    ResponderExcluir