sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Passaporte Canadense: Um deleite ao nossos olhos


Oi gente! Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre essa maravilha que está lá no final, no último degrau da escadaria que estamos aos poucos subindo: A Cidadania Canadense! E quando a conquistamos, automaticamente temos direito a utilizar o passaporte canadense.

Well, O que algumas pessoas ainda não sabem é que por questões de segurança, desde 2013, além do chip biométrico que está inserido da contra capa do passaporte, foram incluídas algumas imagens super lindas e diferentes no interior do mesmo. Elas são no estilo marca d'água, onde há uma imagem que é vista sob iluminação normal em cada página, mas que esconde um segredo: Ao ficar sob iluminação UV ou luz negra, o encantamento e deleite visual começa, pois as páginas explodem aos nossos olhos em cores e detalhes que vão fazer qualquer um ficar boquiaberto com tamanho capricho na confecção desse passaporte! É realmente diferente de tudo o que vimos!!

Essa medida foi tomada para que, no caso de uma possível tentativa de duplicação do mesmo, essa tentativa fosse dificultada ao nível máximo.

O departamento de segurança Canadense foi totalmente feliz e inteligente ao escolher incorporar imagens "escondidas" nas páginas do passaporte. Além de ser um reforço a segurança, eles criaram um "documento de arte" belíssimo! Os apaixonados por artes visuais vão me dar razão!

Vale a pena dar uma conferida nas imagens abaixo e ficar babando nessa belezura!


Ao abrir o passaporte vemos as páginas onde são colocados os carimbos quando viajamos.
As páginas parecem simples, com uma imagem da maple leaf (folha da árvore maple, símbolo do Canadá e presente na bandeira) em cada uma delas. Até que a luz negra revela maple leaves como se levadas ao vento, junto com o número correpondente a página.

Samuel de Champlaine
Geólogo e explorador que fundou o Quebéc em 1608 com mais seis famílias e com o apoio do rei Henrique IV.
A imagem parece simples nas páginas normais, mas ao ser vista com luz especial revela esboços e contornos fantásticos, como os raios de Sol e o instrumento usado para navegação da época.

Imagem dos Pais da Confederação
Homens que durante a famosa Conferência do Quebéc em 1860 resolveram problemas políticos severos, ao sugerirem que a única solução para as colônias inglesas da América do Norte seria unir suas forças em uma só. Criaram as Resoluções de Quebéc e instituiram o Quebéc como a província que seria controlada pelos francófonos canadenses, além de definir que a nação, que seria uma federação como os Estados Unidos, teria 2 níveis de governo: um nacional e outro provincial.

"... Uma grande nação, grande inteiramente, grande na ação, grande na esperança e grande em posição"
Sir John A. MacDonald

As Pradarias Canadenses
O trigo surge aos nossos olhos e ganha um brilhante destaque, bem como os pássaros em revoada sobre os campos em colheita.

Parlamento Canadense
O Poder legislativo do Canada, situado em Ottawa, ganha contornos de festa: Dá pra sentir como se estivéssemos lá, em pleno Canada Day ( Dia da independência do país, comemorado anualmente em 1º de julho), com direito a  fogos e iluminação especial!

Niágara Falls ou Cataratas do Niágara
As maravilhosas quedas do rio Niágara, que ficam situadas entre os lagos Enrie e Ontario, dividem a fronteira da provincia canadense de Ontário e do estado americano de Nova Yorque.
E nessa imagem, à luz negra, as 3 quedas, a Canadense, a Americana e a Bridal Veil (véu de noiva), ganham estrelas cintilantes e uma Lua Cheia espetacular, digna de obra de arte!

Página 30 - Nellie McClung, ativista social, feminista e membro da Assembléia Legislativa de Alberta, fez parte, com outras quatro mulheres do "The Famous Five", grupo de mulheres que criou "Personal Case" que alegava que as mulheres também eram pessoas qualificadas e podiam ser elegíveis a ocupar um dos cargos no Senado.
O destaque é dado aos nomes das demais ativistas, e a famosa frase da estátua dedicada à Nellie: " Women are persons..."
Página 31 - Terry Fox, famoso atleta e ativista do tratamento de câncer no Canadá, perdeu uma de suas pernas após ser diagnosticado com Osteossarcoma. Decidiu então, cruzar o país arrecadando fundos para as pesquisas do tratamento de câncer. Essa empreitada ficou conhecida como "Marathon of Hope" ou "Maratona da Esperança".

Cape Spear ou Cabo da Boa Esperança
O ponto mais oriental do Canadá e da América do Norte, inclusive. Está situado na província de Newfoundland and Labrador, e na imagem do passaporte tem um lindo entardecer com nuvens ao fundo do veleiro explorador que o cruza.

As últimas páginas do passaporte ganham mais folhas de maple, com contornos e fundos diferentes: Alguns lembrando folhas de verdade, outra uma rede de pesca e ainda um com fundo de uma digital.

Fonte: Wikipedia
Imagens retiradas de chachichachichicken


Lindo não é?

Além de lindo nos expõe a cultura do país de forma fantástica e única! Coisa que só um país preocupado com segurança e excelência pode oferecer.

Uma salva de palmas ao Departamento de Segurança e ao Governo canadense!

Espero que tenham gostado!

Beijos à todos!

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário