terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dicas de Inglês: Como estudar Inglês ainda no Brasil

Hey Folks! Como que estão as coisas do lado daí?

Hoje o nosso bate-papo é sobre uma das grandes preocupações de todos nós que estamos planejando ir morar em terras anglofônicas: Será que eu consigo me comunicar e entender o que é dito a minha volta em inglês?
Bom, sabemos que pra imigrar pro Canadá, ter o mínimo aceitavel de inglês é mais do que necessário, é questão de sobrevivência. E pensando nisso, vim dividir com vocês as formas que tenho utilizado e que podem ajudá-los a aprender/aprimorar o inglês estando ainda aqui no Brasil, já que não dá pra sair fazendo intercâmbio antes de ir de vez pra lá.
Essas dicas são válidas tanto pra quem está començando a estudar agora e não sabe nada (inocente! hehehe) ou mesmo quem já está estudando há mais tempo, mas ainda não se sente confortável pra se soltar e conversar em inglês. E o melhor, pode ser aplicado a outras línguas. É só adaptar!


Passo 01: Escute inglês. O máximo que puder, a maior parte do tempo que conseguir!

Toda vez que começo a estudar uma nova língua (já estudei espanhol e francês) eu utilizo o método do bebê: Antes de pegar a gramática, livros didáticos e toda papelada que sempre jogam pra cima da gente em cursos regulares, eu ouço o máximo possível da língua sendo falada no ritmo que nativos falam, pra me acostumar com a sonoridade das palavras e as particularidades, como nasalidade, oralidade, supressão, etc.

Vale assitir desenhos infantis, como Backyardigans, Dora, a aventureira, dentre outros porque a linguagem é fácil e super simples. Assisto depois a palestras sobre assuntos que me interessam no YouTube, entrevistas, um documentário, séries pra adolecentes, um filme (começo com um que já conheça a história), e assim por diante. EM INGLÊS E SEM LEGENDAS!!!
Daí vocês vão me dizer "Grazi, tu estás ficando louca! Não vou entender nada, como vou aprender??"

Gente, o cérebro não vai absorver da forma correta se o que está escutando (a língua inglesa por exemplo) e o que ele está lendo (o português) ficam conflitando o tempo todo. Vai demorar o triplo de tempo!

Começamos como bebês, que nasceram zerados de qualquer idioma. Eles vão tendo seu o "banco de palavras alimentado" todos os dias. Várias vezes por dia as pesoas falam muitas coisas para os bebês. Eles entendem? Não mesmo! Mas ao repetir, uma palavra especifica, por exemplo "mamãe", ela é registrada pelo cérebro como algo importante que poderá ser utilizado mais tarde para algum fim. E então magicamente quando os bebês estão maiores, mais hábeis e com uma reserva segura de palavras que eles sabem como soam, começam a imitar e, voilà, falar. E então os bebês crescem mais e aprendem que tudo o que eles escutam e falam pode ser escrito e aprendem a escrever e a ler também.


"Tá Grazi, mas eu sou um adulto, meu cérebro não funciona mais como uma esponja, como é o de um bebê"  Ok. O cérebro de um adulto absorve as coisas de forma mais lenta, mas a lógica é a mesma. Esse é o método que mais se aproxima da forma natural de aprendizagem, fora de um ambiente de imersão. Acredite em mim. Funciona! Aprendendo uma coisa de cada vez e ao seu tempo, isso é fixado pelo cérebro com muito mais facilidade e é realmente aprendido e não decorado simplesmente.


Passo 02: Fale como se não houvesse amanhã. Fale como uma matraca. Fale, fale fale!


Depois de escutar pra caramba, aí sim, eu vou tentar falar(não que isso já não aconteça naturalmente durante o passo 01, pois ao escutar iremos naturalmente repetir. Já somos grandinhos e sabemos que isso vai acontecer, né). Falar do jeito que eu souber e de forma errada, claro. Mas vou praticar conversação com a pessoa mais crítica e mais bacana que eu conheço: Eu mesma! Como? Falando em frente ao espelho! Sozinha, imaginando um diálogo entre mim e eu mesma, ou ensaiando como eu diria alguma coisa pro meu chefe, pro meu pai, pra um amigo, só que tudo em inglês!

Falando com o teu próprio reflexo, tu podes observar tua entonação, tua forma de abrir e fechar a boca, se a língua está no lugar correto, entre outras coisas. Além do mais, aquela vergonha e o medo bobo de errar que temos ao conversar com outra pessoa desaparece, afinal, somos nós ali do outro lado, né!

Então, depois disso, se puder e quiser e a vontade de enfiar a cabeça em um buraco de tanta vergonha te permitir, passe a praticar com alguém que possa da mesma forma se comunicar em inglês contigo. E de novo, o máximo que conseguir! Don't be shy, please!

Passo 03: Escreva tudo o que puder e leia o máximo possível

Agora eu me cerco de inglês: Espalho o nome das coisas pela casa em post its ou papéizinhos colados nos respectivos objetos, troco o idioma do facebook, do celular, do notebook pra o inglês. Escrevo minha lista do supermercado, da farmácia, de tarefas, cartas (sim, eu sou a moda antiga), emails, leio histórias infantis pra ler, como os contos da Disney ou dos Irmãos Grimm, e por aí vai. A internet está cheia de possibilidades, bora usar, minha gente!

Só a partir desse momento pego uma gramática pra estudar, pra conseguir entender as regras gramaticais, verbos e afins. E então juntando as palavras que sei como soam e como são escritas com as regras gramaticais, posso entender uma matéria de jornal/revista ou escrever uma redação formal ou me comunicar com alguém em inglês.


Seguindo esses passos, eu aposto que vocês vão aprender super rápido ou ainda turbinar o inglês de vocês!

Agora, aqui eu coloquei algumas dicas finais e uns links super úteis que vão ajudar vocês a chegar lá!

DICAS FINAIS E LINKS:

  • Assista filmes e tudo o que puder, sem legendas: Pode ser um choque a primeira vez, mas é comprovado que em 2 a 3 semanas tu consegues entender 50% do enredo dos filmes e em 2 meses essa porcentagem pula pra 80%. E lembrem que ,quanto mais inglês escutamos, mais o nosso ouvido fica preparado pra ouví-lo.Vale lembrar que lá não vai haver legenda quando formos ao cinema. Acostumem-se desde já!
    Fazendo isso o cérebro é forçado a entender e essa forçadinha é positiva pois turbina a compreensão do idioma. 
  • Vídeo aulas de inglês, feitas completamente em inglês, com nativos falando: Indico ENGVID. Tem vários professores ótimos (indico RonnieJames e Emma  que são meus favoritos, mas tem mais uns 8 e tu podes escolher qual o teu), além de que ao final de cada vídeo, tem o link que te direciona para o site, onde tem um "teste" sobre o assunto abordado durante o vídeo. Podes fazer ou não. A opção é tua!
  • Leia sobre assuntos que te interessam. É prazeroso e tu aprendes muito mais rápido por ser algo que tu gostas. Tem aplicativos de celular que te ajudam nisso. Eu utilizo o Lingua.ly. no celular e no notebook pelo navegador Google Chrome. No Canal do YouTube de uma moça chamada Julia Jolie ela ensina como utilizar. O link do vídeo está aqui pra que fique mais explicativo e menos extenso por aqui hehehe. Desde já aviso que é muito bom. Nota: Ela ensina no mesmo vídeo a utilizar o omeagle. Minha próxima dica :)
  • Tente praticar escrevendo e talvez, depois conversando com pessoas de outras nacionalidades. Isso vai te forçar a falar ou escrever em inglês e evitar que o português seja utilizado. Vale utilizar o Omeagle. A maneira de utilizar essa ferramenta é ensinada no link ali de cima, do vídeo da Julia Jolie. Ele é seguro e muito bom. Eu super indico também. Faça amizades, converse inicialmente, e se o sensor de perigo não apitar, troque skype, facebook, twitter e o que mais achares necessário com seus interlocutores internacionais. 
    Mais uma vez vale a dica do "não tenha vergonha, meu filho!" Existem outras pessoas que também estão aprendendo, ou já sabem um pouco mais e te mostrarão a forma correta. Explique que tu és estudante de inglês. As pessoas em sua maioria tem paciência e te explicam.
  • Crie um grupo no whatsapp com amigos que queiram aprender inglês ou praticar. Mas daí, por favor, escrevam e gravem áudios somente em inglês, ok?  Utilize as ferramentas que a tecnologia nos trouxe pra facilitar a vida e facilite seu aprendizado de inglês também!
Bom gente, minhas dicas foram essas. É assim que eu estudo e é assim que tem funcionado muito bem pra mim.

Espero poder ter ajudado, ou dado ao menos uma luz pra quem tá començando ou anda meio perdido. Desculpa se ficou extenso. Tentei deixar o mais sucinto que pude hehehehe.

E se alguém de vocês quiser compartilhar alguma dica ou acrescentar algo, por favor não deixe de comentar ou aqui, ou lá nas nossas redes sociais.  A participação de vocês é essencial pra darmos continuidade, melhorando sempre pra poder ajudar a todos.  E a gente adora a participação de vocês também né! hehehe

Bons estudos!

Beijos a todos

2 comentários:

  1. Blog fantástico, Adriel. Parabéns. Se Deus quiser o projeto de todos nós dará certo rumos às terras geladas. Parabéns por todo o conteúdo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique! Obrigado por esse feedback! Sem dúvidas que nossos projetos darão certo! Basta continuarmos empenhados! Um abraço e no que precisar, conte comigo! Sucesso para nós!

      Excluir