segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Express Entry - Um Resumo




Olá, pessoal.
Bem vindos de volta!!!



Como os veteranos já estão acostumados, sempre com a virada de ano, vem aquela incerteza sobre mudanças nos processos de imigração e com 2015  não foi diferente. Com a chegada desse novo ano, algumas novidades surgiram, e a principal delas é o novo sistema eletrônico de gerenciamento de aplicações para pedidos de residência. 

Esse novo sistema, chamado Express Entry, foi anunciado pelo Citizenship and Immigration Canada (CIC) e, pode ser o primeiro passo para novos candidatos a imigração, ou mesmo uma alternativa para aqueles que já aplicaram para um outro processo. 

Candidatos em potencial poderão criar um perfil online, tendo de fornecer informações como escolaridade, experiências profissionais, capacidades linguísticas, habilidades pessoais entre outras informações. Um ponto importante do Express Entry, é que todos podem aplicar, porém só aqueles que atenderem certos requisitos serão selecionado. Os candidatos que atingirem tais requisitos serão então postos em uma "piscina" com os demais candidatos, e obviamente os que estiverem mais bem avaliados (os que forem considerados com maiores chances de se estabelecerem economicamente no país), terão vantagem sobre os demais.

Aqueles que possuírem uma nomeação de trabalho, ou indicação provincial serão convidados a aplicar para o visto de residência. Se um candidato não tiver indicação de trabalho ou indicação provincial, deverá se registrar no Banco de Oportunidades do Governo do Canadá (Job Bank), onde ficará visíveis e a disposição de empregadores.

Vale ressaltar que o simples registro no Express Entry não lhe garante ser chamado pelo Governo Canadense.

Estamos entendidos até aqui?

Certo. Prosseguindo então...

Aqueles que que forem elegidos pelo Express Entry, serão convidados a aplicar para o visto de residência permanente, e terão seus pedidos processados em até 6 meses.

Esses candidatos terão 60 dias para aplicar um pedido online para residência permanente através de um dos seguintes programas:
  • Federal Skiled Worker Program (FSWP)
  • Federal Skiles Trades Program (FSTP)
  • Canadian Experience Class (CEC)
  • Provincial Nominee Program (PNP)
Aqueles candidatos que estão na "piscina" mas não receberem um convite do Governo Canadense dentro de 12 meses, poderão reenviar seu perfil online e voltar a entrar na lista de candidatos, caso ainda satisfaçam os requisitos necessários.

Meu ponto de vista sobre o Express Entry: esse é um programa que visa tornar mais fácil e mais rápido para aqueles que realmente estão capacitados a imigrar e se estabelecerem economicamente no Canadá, desse modo, acredito ser muito válido, pois aqueles que estiverem melhor preparados tendem a ter seus pedidos analisados e julgados com mais agilidade, e portanto, se torna mais justo para aqueles que se empanharam em atender os requisitos do CIC!

Qualquer dúvida, pessoal, podem comentar aqui e/ou lá na nossa página no Facebook.

Um abraço.

Fonte e link para consulta e inscrição no Express Entry:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/express/express-entry.asp

12 comentários:

  1. Bom dia, Adriel. Obrigada pelo seu post, achei muito interessante. Tenho intenção de ir ao Canadá junto com meu marido no próximo ano. Estamos nos preparando financeiramente e também melhorando nosso idioma para isto. Temos curso superior, eu Bacharel e ele Tecnólogo. Como está o mercado de trabalho aí? Sou nova no blog! Li muito sobre Calgary e me chamou muito a atenção. Pensamos em pegar um visto de turista e ir ainda esse ano para conhecer e ficar uns dias para ver se nos adaptaríamos, porém o valor que gastaríamos com a viagem de 'turismo' poderia fazer falta no final do orçamento. Quanto acredita que deveríamos levar em R$ para 'sobrevivermos' 6 meses sem conseguir um emprego por aí? Ouço muitos falando algo sobre CAD 14500,00 por casal. Não sei se só isso seria suficiente. Obrigada desde já! Abraços, Danielle

    ResponderExcluir
  2. Olá, Danielle. Primeiramente obrigado pelo elogio e parabéns pela decisão de imigrar pro Canadá! Eu ainda não imigrei também, mas já tô nessa caminhada há um bom tempo. Sobre as suas dúvidas, vamos lá: Vocês são formados em quais áreas? Sobre "turistar" antes de ir de vez, acho válido. Pretendo fazer isso no segundo semestre desse ano. Acho válido pra conhecer o local que pretende morar, pois nessa oportunidade, ainda existe a chance de "arrempendimento" e/ou talvez a escolha de uma outra cidade/província, entende?! O dinheiro recomendado pelo Governo Canadense é em torno de 14mil CAD, para um casal, porém, baseado na experiência de alguns amigos, recomendo levar pelo menos 20mil CAD. Vocês precisam ter em mente que terão gastos com mobília de casa, possivelmente alguns meses de aluguel adiantado e também qual padrão de vida gostariam de ter quando chegarem lá...Ex: Comprarão carro ou usarão transporte público? Morarão no centro ou região periférica da cidade escolhida? Entre outros aspectos...Tudo isso irá influenciar em quanta grana precisarão para se manter pelo menos por 6 meses caso não consigam trabalho...Sobre Calgary, sem dúvida é uma das melhores opções, e uma das cidades com melhores salárias (dependendo da área) e uma das cidades que mais se desenvolvem no Canadá. Mas, pra escolher uma cidade, além de pesquisar aspectos sociais, culturais e econômicos, sugiro aquela visita realmente! Sobre Mercado de trabalho, no geral, o Canadá está muito bem, economicamente falando, e com o mercado aquecido, mas me retorne informando as áreas de atuação de vocês, que eu procuro lhes responder melhor! Espero ter ajudado. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriel. Obrigada pela sua breve resposta. Sou Bacharel em Administração de Empresas e meu marido é Tecnólogo em Automação Industrial (Fatec). Não sei o que faria com relação a emprego lá. Hoje, temos uma empresa em São Paulo, mas estamos fartos desse país, suas políticas e avistamos um colapso com a falta de água, consequentemente falta de energia e futuramente uma possível crise do lixo. Não temos filhos ainda e estamos dispostos a trocar isso aqui, por qualquer coisa lá. Pretendo ano que vem ir para fazer uma especialização, seja pós ou mestrado e meu marido iria para trabalhar a princípio. Você é de onde e para onde pretende ir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Danielle. Eu sou capixaba. Atualmente estou morando aqui no ES, mas até 1 ano atrás eu estava ai em Sampa. Bom, posso imaginar o que vocês estão passando...Aqui no ES não está tão crítico assim, mas a tendência é irmos para a mesma crise. Eu pretendo ir para Toronto, mas, não é certeza ainda. Danielle, me envie seu e-mail (por aqui ou por mensagem no face), tenho bastante conteúdo, e inclusive uma planilha de gastos que posso te encaminhar, se quiser, e orientá-los melhor em relação a quais os passos precisão dar para entrar em um dos processos de imigração. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adriel... você está sendo muito solícito. Agradeço de verdade. Com certeza, se puder me enviar arquivos seria grata. Segue meu e-mail: danielle_navarro@hotmail.com Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Imagina! Acho que estamos todos no mesmo barco, e então, por que não ajudar, né?! Abraço! =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriel. Li sua resposta da Danielle e também fiquei interessada nessa planilha rsrs.. eu e meu namorado temos 24 anos e pretendemos nos casar e nos formamos final do ano em Adm e meio do ano que vem em Direito respectivamente. Li aqui no seu blog que uma das melhores maneiras é estudar lá enquanto o outroco consegue trabalhar de forma a "segurar as pontas" correto? Pensamos em ir pra fazer um curso de inglês ou francês enquanto temos nossa experiência de 1 ano de trabalho. Você acha valido? Se puder me mandar emails c maiores dicas irei agradecer ianneclaudine@gmail.com. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezada. Primeiramente obrigado pelo feedback. Sobre a planilha, ela está disponível online aqui no blog, no post Planilha de gastos - Quanto pretendo gastar em Toronto. Sobre as demais questões, te encaminharei o que acho, através do teu email. Sucesso pra vocês! Um abraço!

      Excluir
  8. Achei as dicas do seu blog muito boas. Até agora li apenas 4 posts mas gostei muito. Moro na Bahia e estou fazendo meus planos para fazer um curso de inglês em Vancouver no final do ano. Se não incomodar tb gostaria de manter contato por email pra trocarmos idéias: novatosa_34@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado(a). Obrigado pelo feedback. Acho muito válido um intercâmbio sim para estudar inglês! Sobre trocar e-mail, sem problema, estou te enviando agora mesmo! Um abraço!

      Excluir
  9. Adriel, estou gostando muito do blog, tenho 16 anos e acabo de conhece-lo. Também tenho o plano de imigrar pelo EE fazendo um curso tecnico, mas como eu não tenho nenhum dinheiro (literalmente) vou fazer um curso tecnico aqui no Brasil antes e juntar o dinheiro necessário (provavelmente no senai), você acha minha estratégia válida? Até eu juntar dinheiro você acha que o EE ainda vai estar em vigor? Eu faço um ano ou dois anos de college? (visto que sou pobre e não tenho nenhum dinheiro a não ser vontade de juntar meu dinheiro depoistando 85% ou mais do meu futuro salário como tecnólogo em rede de computadores. Cara eu te agradeço muito se você me ajudar, pq isso q eu te disse não é uma simples vontade, é meu plano de vida que venho pensando desdos 14 anos, que por ser pobre amadureci muito cedo diferente dos meus amigos. (Parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado. Obrigado pelo elogio. Sobre seus planos, o principal você demonstra ter, que é a força de vontade e disposição a correr atrás. É difícil dizer se o EE estará ativo, pois de acordo com o Governo ele é um programa teste e a pretensão inicial é de mantê-lo por 2 anos. Mas independente de como esteja o processo de imigração, o mais importante é você estar preparado. Dinheiro é importante, mas mais importante é o inglês, então foque em dominar o idioma, aproveite que você tem tempo para isso. Pesquise muito sobre o país e mantenha-se sempre atualizado sobre como está os processos de imigração. Desejo desde já sucesso pra você! Um abraço!

      Excluir