sábado, 28 de julho de 2012

Dicas úteis para realização do IELTS

Bom dia pessoal.


A exatamente uma semana atrás, eu estava acordando em Sampa nesse horário para me preparar e ir realizar o IELTS. Confesso que estou angustiado esperando o resultado da prova. Alguns podem estar achando que estou sofrendo por antecipação, mas somente aqueles que estão em processo sabem como cada passo é importante e sofrido e, a cada etapa passada, você elimina um peso enorme das costas a fim de estar apto para a próxima carga! E cada passo dado com sucesso, é uma batalha ganha a se comemorar!




Sobre as dicas do IELTS, ai vão elas (please, don't make mistakes like me, pay attention for the following advices):


  • Primeiramente, saiba onde é o local do seu teste. Se você não conhece o local, faça como eu, saia antecipadamente. Eu por exemplo, fiz o teste na FAAP, em Sampa. A FAAP ficava a 20 minutos de caminhada do hotel que fiquei hospedado, mas como não sabia exatamente onde era o local, sai  com 1h30min de antecedência e fui pedindo informações e gastei 45 minutos para chegar xD. Ou seja, gastei mais que o dobro do tempo previsto, por não conhecer o local. Melhor chegar antes, pois se possível, você faz o teste adiantado.
  • Só é permitido levar caneta, lápis e borracha para dentro da sala de avaliação (aconselho lapiseira, pois não precisa fazer ponta), portanto evite levar bolsa e/ou coisas de valor com você, pois terá que deixar uma uma sala reservada e o centro examinador não se responsabiliza pelos objetos deixados nesta sala. Aconselho usar sempre lapiseira, pois é permitido e não irá alterar seus pontos e nem será impossibilitado de uma contestação de prova, como é feito nas escolas e faculdades.
  • Sejam rápidos para lerem as questões do READING, e para ganhar tempo, sugiro já ir marcando as respostas na sua Answer Sheet. Foi o que eu fiz e se não tivesse feito, não teria tido tempo de transferir as respostas, pois os textos para ler são enormes, assim como algumas questões.
  • No LISTENING, não marque bobeira. Preste muita atenção, sublinhe as palavras chaves antes de cada áudio iniciar (é dado um tempo de uns 20 a 30 segundos para isso), pois isso irá te ajudar a achar as respostas no áudio. Não marque bobeira, perdeu uma questão, não tente achar a resposta, pule para a próxima, ou então irão perder essa próxima também e irá virar uma bola de neve. Eu perdi uma questão e tentei achar resposta, quando fui me tocar, o áudio já estava 3 questões na frente.
  •  No WRITING tenha atenção no enunciado. Faça tudo o que ele pede e tente não repetir as palavras do enunciado para justificar algum argumento seu. Aqui você tem tempo de sobra para escrever, mas utilizem a Answer sheet logo também, pois não terá tempo de transferir o rascunho depois. O seu maior desafio será ter argumentos para Task 1 que exige 150 palavras e para Task 2 que exige 250 palavras. Dica: pratiquem, pratiquem e pratiquem antes.
  • O SPEAKING é a parte mais tranquila. Os examinadores estão acostumado com todo tipo de candidatos e sabem nem todos se adaptam bem sobre pressão, e por isso, fazem todo o possível para deixar o candidato confortável. Considerei a parte mais fácil. Aqui não tem muito sobre o que eu falar, apenas que é extremamente necessário que o candidato esteja tranquilo, porque senão, vai travar e as respostas não vão sair.
  • Um conselho super importante. Faça contato com os outros candidatos nesse dia. Trabalhe seu network. Eles podem ajudar até no dia mesmo da prova, com dicas, pois muitos já estão ali refazendo ou atualizando o IELTS, sem falar que é mais uma oportunidade real de fazer novas amizades.
Bom, no geral acho que é isso. Estudos e dedicação são ingredientes fundamentais para garantir um bom score.
Alguma dúvida ou pergunta sobre o IELTS? Mande no comentário que responderei o mais rápido possível.

Abraço a todos!



17 comentários:

  1. Oi Adriel! Vou fazer o IETLS dia 24/11/12 e estou pesquisando bastante dicas, materiais entre outras coisas sobre o teste.
    Estou um pouco apreensiva com a prova, pois algumas pessoas que conheço que fizeram, me disseram que é bem difícil.
    Você já fala fluentemente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo(a).
      Eu domino bem o idioma, porém não tenho fluência total ainda.
      Bom, nada vou mentir e dizer que o IELTS é fácil, pois não é! Porém, não vou dizer também que é a coisa mais difícil da vida, porque também não é! Tudo depende do teu esforço e de qual score você pretende alcançar com ele. Eu confesso que pretendia um Overall entre 4.0 e 5.0, fiz 4.5. Estudei praticamente durante 1 Mês somente. Atingi a média que eu havia estipulado, e fiquei satisfeito. Se você puder, deixe seu e-mail para contato que eu te encaminho uma lista de materiais que foram muito uteis pra mim. No mais, só estude e fique calma, no fim, o que você precisa saber (além do inglês, óbvio rs) são as dicas para não se dar mal no exame, e essas, estão todas ai no post. Abração! Boa sorte!

      Excluir
  2. Eu fico um pouco tensa só de pensar em fazer o ielts. Mas o negócio é praticar e, tentar manter a calma no dia.
    Por onde você estudou ? So com o que encontrou na internet ou fez curso ?

    abraço;
    Catherine
    meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Catherine. Tudo bem? Realmente é uma tensão, não propriamente pelo exame, mas pelo que ali está em jogo, né?! Bom, eu estudei na época com materiais que recolhi da internet e fiz umas aulas particulares de conversation... A dica principal no IELTS é você conhecer a forma de fazer a prova. Saber inglês é primordial, mas saber a prova é tão importante quanto.

      PS: Como estão seus planos?

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi Adriel !
      Tudo bem e vc ?
      Pois é, a tensão é pelo que está em jogo e tb o valor da prova né ? Não é nada barata...e nessas horas, quanto mais preparado melhor, para que as chances de tirar uma boa nota sejam grandes,
      Então, ano passado eu cheguei a achar um curso numa escola de ingles aqui, masnão é focado no ielts. O foco é num outro exame, mas eles tb usam exercicios do ielts.
      Tem um professor particular que dá aulas para o exame. Minha irmã chegou a fazer um tempo.
      Já achei bastante material na internet. E minha idéia é: termino a faculdade de adm em julho, ai meu foco no segundo semestre vai ser o ielts. Fazer aulas de conversação, talvez uma vez por semana com esse prof particular e estudar em casa com o que tem na internet.
      Vc chegou a usar esses sites que vc paga pra ter mais acesso ao material do ielts ?

      Grata;
      Catherine

      Excluir
    3. Tudo ótimo, Carherine. Então, realmente o valor é bem alto. Ouso dizer abusivo! rs...mas então, eu estudei com os materiais oficiais da Combridge e com um ebook chamado Ace the Ielts. Ele te ensina sobre a prova, os truques e dicas muito úteis. Eu não cheguei a pagar esses sites que existem, pois pra mim não achei necessário, mas é uma opção também! Procure esses materiais para download, eles são de grande e eu diria de suficiente ajuda! Sobre o speaking, ele é na minha opinião a parte mais fácil e a principal dica é, crie uma história que roube tempo! Não precisa contar uma história real, pois ali, o importante é ver sua capacidade de comunicação oral e não a veracidade da história. O lance é roubar o tempo do seu entrevistador e mostrar a ele que você sabe se comunicar! Um abraço! =)

      Excluir
    4. Esse é o livro ? http://www.pdfdrive.net/ace-the-ielts-how-to-maximize-your-score-ielts-blog-e5803220.html

      O material de Cambridge vc conseguiu pela internet ou comprou ?

      Obrigada pelas dicas !!

      Excluir
    5. É esse mesmo, Catherine! Sobre os materiais de Cambridge, eu baixei. Me add no face, te passo se quiser! Um abraço!

      Excluir
    6. Olá tudo bem? Muito bom o site.
      Consegue por favor me enviar os sites/ dicas materiais para estudo?
      Muito obrigado.
      Reginaldo

      Excluir
  3. Oi Adriel;
    Já te adicionei no facebook.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Adriel! A que horas é a prova na FAAP? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana. O horário vai depender do teu agendamento com eles. Não é fixo não! Um abraço!

      Excluir
  5. Olá, em julho desse ano estarei fazendo intercâmbio e quando voltar já pretendo fazer o teste. Você acha que o intercâmbio vai ajudar ao fazer a prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisama! Sem dúvida que será válido sim! Acredito que te dará mais confiança para enfrentar a prova! Tenho uma amiga que fez o IELTS junto comigo na primeira vez, e ela fez um intercâmbio para Londres para estudar especificamente para o IELTS. Valeu muito a pena, ela conseguiu um Band Score Overral 7.5. Aconselho você tentar aproveitar o intercâmbio e tentar fazer contato com quem já fez a prova ou que vá fazer e que possa te instruir também para o IELTS! De repente simular o speaking com essas pessoas! Sucesso para você! Um abraço!

      Excluir
    2. Muito legal esse ponto!
      Eh realmente imprescindível praticar faar com pessoas nativas pra ficar confortável na hora da prova.
      Eu pratiquei muito pro speaking usando o Cambly que é um site que tem só pessoas que nasceram em países de lingua inglesa disponíveis pra falar com você 24h por dia. Alguns professores são até avaliadores do IELTS e me explicaram como eles avaliam candidados etc.

      Excluir
  6. Olá Adriel, obrigado pelas dicas. Farei o mesmo que você fez, um plano de estudo de 2 a 3 meses para fazer o IELTS Academic. Aliás, era isso que eu queria lhe perguntar. Qual modalidade você fez?

    ResponderExcluir
  7. Oiiii TD bem ?
    Meu nível de inglês é intermediário, fiz um ano de curso na Up Time, gostaria de dicas, e planos de estudo para melhorar meu inglês , seria possível tentar IELTS no final de 2019 e conseguir nota ?

    ResponderExcluir